Acidentalmente, cientistas criam galinha com cara de dinossauro

de Julia Moretto 0

A ciência explica que há 65 milhões de anos um asteroide caiu sobre a Terra e acabou com todos os seres, inclusive os dinossauros.

Apenas um pequeno grupo conseguiu sobreviver, os quais deram origem aos pássaros. A ideia de que os pássaros vieram dos dinossauros começou no século 19, quando os especialistas encontraram o fóssil de um pássaro chamado Archaeopteryx. O animal tinha asas e penas, mas não tinha bico.

galinha-com-cara-de-dinossauro

Para descobrir como um “focinho” deu origem a um bico, foi preciso realizar processos moleculares que formam um bico de galinha.

O objetivo dos especialistas era saber como se deu a evolução dos bicos dos pássaros, já que essa é uma parte vital do animal e é peça fundamental para o seu sucesso. 

Quando analisado a formação dos genes dos animais, os cientistas descobriram que as aves possuem um conjunto específico ao desenvolvimento facial. Dessa forma, foi possível deter esses genes no desenvolvimento embrionário dos pintinhos.

Com uma substância inibidora, foi possível suprimir as proteínas que originariam o bico. O resultado da experiência foi um embrião de frango com a fisionomia de um dinossauro. Quando esses genes silenciaram, o bico e o osso palatino no teto da boca voltaram ao seu estado ancestral.

O estudo resultou na criação de um embrião de frango parecido com os pequenos dinossauros emplumados como Velociraptor. Mesmo sem dentes, tinham focinho largo, arredondado e com irregularidades. Os cientistas não tinham o objetivo de criar uma nova galinha. Ela está sendo chamada de “descoberta acidental”.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência