Açafrão: seu poder em combater o câncer pode ser 500x maior do que se pensava, diz estudo

de Merelyn Cerqueira 0

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria muito utilizada na culinária indiana – e também brasileira, especialmente na região Nordeste.   

Vendida na forma de um pó alaranjado, ela já foi associada uma série de benefícios para saúde, incluindo prevenção e tratamento da doença de Alzheimer. Mais recentemente, um estudo descobriu que ela pode ajudar a combater algumas formas de cânceres e a tornar as drogas atualmente utilizadas para combater a doença mais eficazes.

Cientistas descobriram que o tempero popular pode retardar o crescimento de tumores de mama e sangue, uma vez que é capaz de tornar as células cancerosas menos reprodutivas, segundo informações do Daily Mail. 

Há décadas pensa-se que a cúrcuma tem habilidade de combater o câncer. O estudo recente, no entanto, verificou que esse poder pode ser 500 vezes maior do que era imaginado anteriormente. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA).

Exames laboratoriais descobriram que, quando combinado com um medicamente comumente utilizado para um tipo específico de câncer no sangue, o tempero ajudou-o a funcionar melhor, bem como reduziu os efeitos colaterais. 

De acordo com os pesquisadores, o resultado do experimento, que foi feito apenas em ratos até o momento, foi inesperado.

A cúrcuma, segundo eles, pode ser utilizada no combater ao câncer porque, quando entra na corrente sanguínea, se liga a um tipo específico de enzima chamada DYRK2. Então, quando estão conectados, as células não podem se reproduzir tão rapidamente.

No entanto, para que funcione de maneira eficaz, o tempero precisa ser modificado para entrar na corrente sanguínea e permanecer no corpo tempo suficiente para que seja capaz de atingir o câncer.

Sendo assim, devido a desvantagens químicas, ele sozinho não é suficiente para reverter o câncer em pacientes humanos, conforme informou um dos pesquisadores, Sourav Banerjee, mas o papel na prevenção do câncer consumindo o tempero é inegável e sustentado por vários estudos e médicos ao redor do mundo. 

O foco do estudo agora, será desenvolver um composto químico que possa atingir a DYRK2, oferecendo novas oportunidades de tratamento para pacientes com câncer de mama triplo-negativo e mieloma múltiplo.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Jornal Ciência

Jornal Ciência