A poluição no Ártico está contaminando o leite das ursas-polares

de Julia Moretto 0

Uma nova pesquisa descobriu que a poluição no Ártico fez com que os produtos químicos se acumulassem no leite das mães de ursos-polares e fossem passados para os filhotes.

 

O estudo foi publicado na revista Environmental Toxicology and Chemistry em dezembro e estava focado em uma classe de poluentes conhecidos como poluentes orgânicos persistentes (POPs). Eles são tóxicos e se acumulam nos corpos de seres humanos e animais.

 

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de um grande setor de regiões árticas e subárticas, considerando cadeias alimentares, dietas de animais, concentração de POPs e o ambiente. Os cientistas estimaram a concentrações de 19 substâncias químicas em focas e ursos-polares. O resultado mostrou que o risco de poluentes orgânicos persistentes (POPs) era grande em ursos adultos, mas era ainda maior nos filhotes.

 

Como os humanos, os filhotes de urso-polar precisam do leite materno como principal fonte de alimento por cerca de 20 meses. Para comparação, filhotes de foca bebem o leite de sua mãe por apenas um mês – eles ingerem dois litros e meio todos os dias e crescem até 30 kg em duas semanas. Isso significa que filhotes de urso-polar estão expostos aos produtos químicos acumulados em suas mães por muito mais tempo.

 

O estudo deixou claro que, desde a década de 1980, houve uma diminuição mensurável do risco de POP para filhotes de urso, principalmente graças a medidas de controle internacional. Mas a composição de POPs muda constantemente e a recente adição de novos POPs ao ambiente, particularmente algo chamado perfluorooctano sulfonato, que foi usado em protetor de tecido, aumentou desde a década de 1940 até que foi proibido no início de 2000.

 

Os resultados demonstram que as medidas de controle internacionais são eficazes na redução do risco para os ecossistemas“, disse o coautor principal Marco Vighi. Artigo originalmente publicado em Tech Insider.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / Flickr via IFL Science ]

Jornal Ciência