A Medicina Chinesa poderia curar a Leucemia?

de Merelyn Cerqueira 0

Em um experimento conduzido por pesquisadores da Universidade de Hong Kong, 24 pacientes com casos graves de leucemia utilizaram um medicamento natural, chamado homoharringtonina. A droga é feita a partir de folhas de teixo-ameixa (Cephalotaxus harringtonii), uma árvore comumente encontrada em algumas regiões da Ásia e, segundo a Medicina Chinesa, é usada para interromper o desenvolvimento de tumores.

De acordo com informações do jornal Daily Mail, alguns destes pacientes já haviam sido tratados com medicamentos convencionais, mas sem sucesso. Todos estavam sofrendo de Leucemia Mieloide Aguda – uma forma agressiva de Câncer das células brancas do sangue.

Vinte dos 24 pacientes que foram tratados com homoharringtonina, juntamente com uma droga convencional que servia para impulsionar seu efeito, mostraram sinais de remissão, ou seja, todos os sinais do câncer haviam desaparecido. Ainda, uma das pacientes, uma mulher de 76 anos, permaneceu em remissão por mais de um ano, apesar de ter sido medicada com a droga por apenas cinco meses.

Ao comentar os resultados, um editor da revista Science Translational Medicine afirmou que a Leucemia Mieloide Aguda é uma doença difícil de ser tratada, mesmo sobre as melhores circunstâncias. “O tratamento mostrou resultados promissores para um julgamento que incluiu pacientes idosos e todos outros que falharam em procedimentos anteriores, abrindo caminho para um maior aproveitamento desta droga”, disse. “O medicamento é feito a partir de folhas, e às vezes casca, da Cephalotaxus harringtonii, o teixo-ameixa japonês ou chinês.”

A conífera foi nomeada como tal porque o Conde de Harrington, William Stanhope, foi o primeiro a cultivar a planta em um jardim europeu. Acredita-se que o medicamento feito a partir da planta faz com que os tumores interrompam a produção de proteínas, necessárias para seu crescimento e sobrevivência. Ainda, os pesquisadores afirmaram que homoharringtonina é usada há décadas na China continental para o tratamento de Leucemia Mieloide Aguda.

No entanto, quando usado de forma separada, os resultados apresentados foram pobres. Por outro lado, quando combinado com outro fármaco e concentrando-se em determinados tipos de cânceres, os efeitos foram potencializados.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Madagascar Sun

Jornal Ciência