19 sinais de que você é uma pessoa muito estranha, de acordo com a Ciência

de Merelyn Cerqueira 0

Psicólogos da Universidade de Knox, em Illinois, entrevistaram 1342 pessoas de todas as idades (1.029 mulheres e 312 homens) a fim de realizar o primeiro estudo empírico da bizarrice das pessoas.

De acordo com Francis McAndrew e Sara Koehnke, autores do estudo publicado pela New Ideas in Psychology, o objetivo era introduzir uma perspectiva teórica sobre a experiência psicológica de sentir-se ‘assustado’ com as características de algumas pessoas.

O teste realizado consistia em deixar que os participantes avaliassem o que achavam bizarro em uma pessoa, enquanto um amigo a descrevia. Em seguida, avaliado essas características, bem como certos comportamentos, profissões e passatempos – em uma escala de bizarrice, de “parece ser uma pessoa legal,” para “vá para longe desse psicopata, agora.” (Ou, se você quiser ser mais técnico, de 1 a 5).

No geral, os homens foram mais avaliados como bizarros/assustadores do que as mulheres. Isso pode ser explicado pelo fato de que haviam muito mais mulheres no estudo. Além disso, qualquer homem que representasse uma ameaça sexual era classificado como super estranho.

Outros fatores aleatórios eram definidos como assustadores, incluindo homens que trabalhavam com taxidermia ou que riam em momentos inesperados, mas o resultado geral foi de que tudo o que fez as pessoas parecem imprevisíveis era susceptível a bizarrice. “Os resultados são consistentes com a hipótese de que se sentir ‘assustado’ é uma resposta emocional adaptativa evoluída para a ambiguidade da presença de ameaça, que nos permite manter a vigilância em tempos de incerteza”, escreveram os cientistas.

Confira abaixo a lista de características que os participantes classificaram como bizarras:

Você é do sexo masculino

Você observa alguém desconhecido antes de interagir com ele

Você toca muito as pessoas ao interagir com elas

Você constantemente direciona a conversa para temas sexuais

Você pede para tirar uma foto de alguém depois de encontrá-la pela primeira vez

Você tem a pele muito pálida

Você é muito magro

Você lambe os lábios com frequência

Você ri em momentos inesperados

Você usa roupa suja

Você trabalha como palhaço

Você tem o cabelo despenteado

Você coleciona bonecas

Você coleta insetos

Você coleciona répteis (coleção de qualquer coisa, em geral)

Tem a observação de pássaros como um hobby

Você possui uma Sex Shop

Você tem um sorriso peculiar

Você fica muito perto das pessoas

A lista completa pode ser conferida aqui

Embora possuir uma ou duas dessas características não seja considerado tão ruim, se você exibiu mais do que isso e tem interesse em deixar de ‘assustar’ as pessoas, o ideal é reavaliar suas escolhas de vida – de acordo com os pesquisadores.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução ]

Jornal Ciência